Metrobus dá a largada às comemorações pelo Dia do Motorista

Neylor Roberto Machado, de 56 anos, passou duas semanas internado com Covid-19

A Metrobus deu início nesta quinta-feira (15) às comemorações ao Dia do Motorista, celebrado anualmente em 25 de julho. A atividade teve foco principalmente no bem-estar dos profissionais e durante toda a manhã, no pátio da empresa, 160 colaboradores aferiram a pressão, receberam máscaras N-95 e tiveram monitorados os níveis de oxigênio com o oxímetro. Eles também ganharam o Cartão de Saúde do Caminhoneiro. A ação contou com apoio do Sest Senat.

O objetivo foi homenagear os profissionais que atuam na linha de frente desde o início da pandemia garantindo a mobilidade daqueles que mais precisam em toda a cidade, com objetivo de promover a melhor experiência de ir e vir. “Nessa luta pela vida, os motoristas tiveram e têm papel fundamental para garantir o transporte seguro e a retomada das atividades”, ressalta a técnica de enfermagem do trabalho da Metrobus, Hildete Martins Torres.

Guerson Gomes herdou do pai essa paixão pelo volante há mais de quatro décadas

Para o motorista Guerson Gomes Junior, de 63 anos, a atividade foi fundamental para acompanhar a saúde dos motoristas da Metrobus, que todos os dias transportam milhares de passageiros em Goiânia e nas extensões: Trindade, Senador Canedo, Goianira e Vera Cruz. “É preciso estar sempre atento porque é uma profissão que requer um monitoramento tanto da parte física quanto da mental”, diz ele, que herdou do pai essa paixão pelo volante há mais de quatro décadas.

Quem também celebrou a ação, que teve início às 8 horas e foi encerrada ao meio-dia, foi o motorista Ricardo Resende Pacheco, de 36 anos. Ele conta que tem muito orgulho da profissão que escolheu. “Tudo o que construí na minha vida e na da minha família foi por meio de todos estes anos dedicados à estrada. Além disso, é bastante gratificante cuidar de tanta gente todos os dias nas ruas de Goiânia”, vibra ele, que há quase 20 anos trabalha no transporte público.

A motorista Andreia Felix Vaz, de 38 anos, participou da atividade e disse que a ação foi importante para promover o bem-estar dos motoristas nesse tempo de pandemia. Desde 2010, ela dirige veículos de grande porte e a paixão vem de dentro de casa ao observar sua mãe no volante do carro da família. Ela, então, iniciou sua carreira como caminhoneira e após passar em um concurso público virou motorista de ônibus. “É uma profissão que escolhi ainda pequena”.

Desde 2010, Andreia Felix Vaz dirige veículos de grande porte 

Recuperação

O momento foi ainda de muita felicidade para o motorista Neylor Roberto Machado, de 56 anos. Ele passou duas semanas internado com Covid-19 e acaba de retornar ao trabalho. “Já estou pronto para voltar para a atividade que tanto amo. Sou apaixonado por essa profissão e foi difícil ficar tanto tempo afastado”, celebra ele, que seguiu os passos dos avós, dos irmãos e dos primos. “Na minha família é raro encontrar alguém que não vive do volante”, brinca.

Neylor Roberto, que trabalha há cinco anos na Metrobus, recebeu alta na última quarta-feira (14) e agora vai esperar os 30 dias para poder tomar a primeira dose da vacina. Essa é a recomendação, segundo especialistas, após o primeiro dia de sintoma ou da data do exame RT-PCR der positivo. “Já estou contando os dias para poder ser vacinado. Estou numa alegria imensa por ter vencido essa batalha, que infelizmente vem tirando a vida de muitos brasileiros”, lamenta.

Data e cuidados

Em 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista. O dia foi escolhido por ser a data dedicada a São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas. No dia 21 de outubro de 1968, por meio do Decreto nº 63.461, o Dia do Motorista foi instituído no Brasil. A programação da Metrobus seguiu todos os protocolos de segurança durante a pandemia do coronavírus, como distanciamento social, aferição da temperatura, uso de máscara e o uso de álcool em gel.

Ricardo Resende Pacheco: "Sempre gostei de dirigir"

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.