Bem-estar: Metrobus promove atividade laboral com colaboradores

Sem descuidar da saúde, a Metrobus, em parceria com o Sest Senat, promoveu nesta terça-feira (6) uma aula de ginástica laboral para 20 colaboradores do departamento de manutenção. A iniciativa tem objetivo de proporcionar bem-estar, preservar a integridade física e prevenir lesões no ambiente de trabalho. A atividade foi realizada pela professora de educação física Priscilla Parreira Fleury.

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais. Trata-se de uma forma eficaz de melhorar o desempenho dos colaboradores, separando uma parte do dia para fazer exercícios físicos de baixo impacto, para melhorar a qualidade de vida dos participantes.

As práticas, realizadas durante o expediente, duraram cerca de 20 minutos e seguiram os protocolos de segurança durante a pandemia do coronavírus, como distanciamento social, aferição da temperatura, uso de máscara e o uso de álcool em gel. “O alongamento é remédio. É importante que todo mundo antes de iniciar a atividade profissional faça algum exercício para começar o dia bem”, ressalta Priscilla.

Segundo a técnica de enfermagem do trabalho da Metrobus, Hildete Martins Torres, os exercícios representam um momento de pausa no dia do trabalho, que serve tanto para aliviar a pressão do corpo como também amenizar um pouco a mente do estresse do dia a dia. “A adoção de hábitos mais saudáveis traz um ganho para o corpo, minimiza dores e ajuda a prevenir doenças ocupacionais”, reforça.

Para praticar não é necessária nenhuma roupa especial. As atividades incluem basicamente alongamento, fortalecimento muscular, correção postural, exercícios respiratórios, recreação e relaxamento. A Metrobus vai disponibilizar para todos os seus colaboradores pelos grupos de WhatsApp cartilhas básicas de exercícios diários para braços, pescoço, coluna e pernas. “É para ninguém ficar parado”, cobra Hildete Martins.

A expectativa é que pelo menos duas vezes por mês a atividade seja realizada com os colaboradores da Metrobus. O mecânico Welcio Wellington Rattes, de 58 anos, aprovou a iniciativa e disse que vai incluir na rotina os exercícios aprendidos na atividade laboral. “Agora vou fazer sempre antes de iniciar o meu trabalho porque o resultado é muito satisfatório na jornada diária”, conta.

Benefícios da ginástica laboral:

Promove o combate e a prevenção das doenças ocupacionais (LER/DORT);

Promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho;

Possibilita uma melhor utilização das estruturas óssea, muscular e articular, com maior eficiência e menor gasto energético por movimento específico, reduzindo a sensação de fadiga ao final da jornada de trabalho;

Melhora a atenção e a concentração nas atividades desempenhadas, reduzindo os riscos de acidentes de trabalho;

Melhora flexibilidade, força, coordenação, agilidade e resistência, promovendo maior mobilidade e melhor postura;

Melhora da autoestima e da autoimagem;

Melhora as relações interpessoais, favorecendo o relacionamento social e o trabalho em equipe;

Redução dos índices de sedentarismo;

Combate às tensões emocionais (estresse, depressão, ansiedade);

Desenvolvimento de maior consciência corporal.

  

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.