Governo de Goiás

METROBUS - A serviço do cidadão

Procure o que você precisa:
Sexta, 18 de Outubro de 2019
Notícias
Colaboradores da Metrobus recebem curso de capacitação técnica do programa Goiás de Resultados
07/06/2019 16h01

Servidores do governo de Goiás participam, desde a última segunda-feira (03/06), de curso para capacitação do Programa Goiás de Resultados, com objetivo de orientar os técnicos de cada órgão sobre a definição e acompanhamento das metas prioritárias do governo. O curso, realizado na Superintendência da Escola de Governo e voltado à preparação dos chamados ‘líderes de resultados’, visa o acúmulo de conhecimento relativo à gestão de qualidade dos recursos públicos. Fazem parte da equipe da Metrobus no programa, o diretor-financeiro, Márcio Miguel, o gerente de licitações, José Viana, o assessor de controladoria, Lúcio Arantes e o gerente de transportes, João de Castro Torres. O curso finalizará com a realização de uma oficina, na própria Escola de Governo, na próxima segunda-feira (10/06).

O programa, coordenado pelo vice-governador Lincoln Tejota e idealizado pelo governador Ronaldo Caiado, tem como meta a integração de ações e potencialização dos resultados na gestão governamental. Busca também a racionalização do tempo e emprego de recursos públicos em produtos e serviços para o cidadão, com metas de médio e longo prazos.

Para Viana, o curso está sendo muito enriquecedor e tem tudo para contribuir no desenvolvimento dos processos e projetos na Metrobus. "Além de palestras sobre temas indispensáveis para o planejamento dos projetos de nossa empresa, temos a oportunidade de verificarmos as mais diversas demandas de outros órgãos, nos tornando assim servidores mais conscientes da atual situação do Estado e da nossa missão", pontuou.

De acordo o gerente especial de apoio logístico, suprimentos e licitações da Vice-Governadoria, Danilo Orsida Pereira de Sousa, o treinamento facilitará o trabalho dos agentes de cada um dos órgãos estaduais na definição e acompanhamento das metas. “Com o treinamento fica mais fácil definir onde partir e aonde chegar”, afirma o gerente.

O chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Flávio Inácio, ressalta que a primeira parte do treinamento foca na identificação de gargalos e dificuldades na fase de planejamento. Para isso, o palestrante Marcelo de Jesus Lima apresentou o Mundo Vuca (Ambiente de Mudanças e Dinâmica de Integração). O acrônimo, surgido nos Estados Unidos, é utilizado para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Segundo Madson Ribeiro, um dos membros do comitê gestor do programa, diversos temas serão abordados durante o curso, entre eles: gerenciamento de projetos, gestão de indicadores de resultado, desenvolvimento do perfil do líder de resultados. Também serão ministradas oficinas “onde os técnicos envolvidos desenvolverão na prática os ensinamentos do treinamento”, afirma Madson.

A expectativa para o diretor-financeiro da Metrobus é justamente essa: colocar em prática no dia-a-dia da empresa e fazer com que o Goiás de Resultados seja uma realidade em cada departamento. Mas faz uma ressalva: "O nosso objetivo e expectativa é justamente essa. Entregar os processos que estamos planejando e desenvolveremos ao longo dos próximos períodos, mas não apenas fazer por fazer, mas executá-los com qualidade. Essa é a principal diferença", explicou.

A Metrobus se propôs a executar três projetos. Eles serão revelados em breve. No entanto, o futuro, se depender da equipe que está à frente do Goiás de Resultado, é positivo. "Esperamos que resultem em uma melhoria na empresa e também numa entrega melhor de resultados à população", almeja.

O Goiás de Resultados é um programa de governo que promove o compartilhamento de ações e soluções, integração na execução, comunicação e união de esforços, transformando as pastas em uma grande engrenagem governamental de entrega de resultados para a população.

Todas as pastas da administração direta e indireta definirão, conforme o Plano de Governo e o Planejamento Plurianual, até três metas estratégicas de gestão com foco em entregas reais, executáveis e concretas para o cidadão. O Comitê Goiás de Resultados é responsável por definir a metodologia de construção, gerenciamento de projetos e monitoramento dos resultados.

Sede Administrativa - Rua Patriarca, 299 Vila Regina CEP: 74.456-610 - Goiânia–GO

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento