Governo de Goiás

METROBUS - A serviço do cidadão

Procure o que você precisa:
Terça, 22 de Janeiro de 2019
Notícias
Metrobus recebe 3ª edição do projeto Café Seguro, promovido pelo TRT Goiás
06/12/2018 10h17 - Atualizado em 06/12/2018 10h26

A Metrobus recebeu nesta quarta-feira (05/12) a terceira edição do ano do projeto Café Seguro, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região que proporcionou aos trabalhadores da Metrobus um diálogo acerca da importância da prevenção de acidentes no ambiente do trabalho. Com o auditório lotado, o bate-papo desta vez foi com o professor da UniAlfa, Nelson Luiz Silva.

 

Ao abrir o evento, o desembargador Welington Peixoto ressaltou a necessidade do diálogo da Justiça com os trabalhadores da Metrobus sobre a prevenção de acidentes no meio-ambiente do trabalho. Ele destacou a relevância do serviço prestado pela empresa, que recebe mais de 200 mil usuários por dia na região metropolitana de Goiânia. Já o procurador-chefe do MPT-GO Tiago Ranieri destacou a importância do projeto para conscientizar o trabalhador sobre o acidente do trabalho e suas consequências pessoais e sociais, inclusive com reflexos no Sistema Único de Saúde (SUS). Raniere também reforçou a necessidade dos trabalhadores darem maior importância a saúde mental. "Segurança trabalho não envolve apenas a atenção com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas também a saúde mental de cada um, tema que por muito tempo foi tabu. É necessária uma discussão aberta sobre esse assunto", salientou.

“Vim para trazer princípios para os trabalhadores agirem com mais segurança”

O professor Nelson Silva trouxe exemplos de acidentes de trabalho que podem ocorrer por uma “simples brincadeira”, mas que oneram todo o sistema de saúde do país. Ele citou o caso do ar comprimido, que em decorrência de sua pressão pode provocar acidentes graves. Nelson Silva prosseguiu falando da importância dos princípios preventivos para evitar acidentes. Ele finalizou a palestra afirmando que é preciso lembrar de pequenos cuidados no dia a dia que estão embutidos em pequenas atividades, tais como subir ou descer escadas e segurar no corrimão.

 

No encerramento, a presidente da Metrobus Daniela Malaspina agradeceu a presença do projeto Café Seguro, pelo apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, da Procuradoria do Trabalho em Goiás e do palestrante. Após o encerramento, os trabalhadores confraternizaram com um lanche oferecido pela Metrobus. Um dos colaboradores da empresa afirmou que a palestra foi rápida, mas foi tudo o que ele precisava ouvir.

A psicológa da Metrobus, Bruna Siqueira, reforçou a importância da palestra. "Foi uma palestra bem articulada. Todos entenderam a importância de uma atenção a segurança no ambiente corporativo. A informação foi dinâmica e precisa".

(Com informações do setor de imprensa do TRT-GO)

Sede Administrativa - Rua Patriarca, 299 Vila Regina CEP: 74.456-610 - Goiânia–GO

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento