Governo de Goiás

METROBUS - A serviço do cidadão

Procure o que você precisa:
Terça, 25 de Julho de 2017
Destaque Home Notícia
Motoristas da primeira turma do curso com simulador de direção avaliam o treinamento
20/06/2017 10h34

 

Uma semana de treinamentos e aprendizados. Durante cinco dias, a primeira turma de motoristas da Metrobus estiveram presentes na sede do Sest Senat, em Goiânia, para viverem experiências únicas com o curso “Aperfeiçoamento de Motoristas para Condução Antecipatória, Segura e Econômica”. Com a utilização de um simulador de direção, os condutores da Metrobus foram treinados e passaram por situações que dificilmente poderiam ser testadas num carro convencional.

O curso

Os motoristas realizaram o curso, utilizando um simulador de direção, acompanhados por instrutores do Sest Senat. As simulações, permitem que o motorista dirija em diversas condições de tráfego, com traçados diferentes. É possível, por exemplo, configurar um traçado cheio de buracos aonde, em determinado momento, a suspensão do carro irá quebrar, ou o pneu estourar.

O instrutor do Sest Senat, Weber Gomes, afirma que esse tipo de simulação é de extrema importância para a rotina dos motoristas. “Simular essas situações pode ajudar os motoristas a evitar situações desconfortáveis no dia-a-dia”. Ele ressalta que o equipamento não substituí as tradicionais avaliações existentes para motoristas. “O equipamento é para motoristas que já atuam no transporte coletivo, e tem foco no aprimoramento da direção.”, menciona.

Para Wilson Alves, que dirige os carros da Metrobus há um ano e meio definiu o curso como “maravilhoso”, apesar das dificuldades que encontrou no inicio. “Ao longo do curso, fui me adaptando e me senti muito bem com o treinamento”. Quando questionado sobre o porque encontrou dificuldades no começo do curso, Wilson brinca: “Acho que é a tecnologia”.

Quem tirou de letra todo o treinamento foi Leonardo Pereira. O motorista que trabalha na Metrobus há 3 anos e já fez outros cursos tradicionais na empresa não sentiu dificuldades nenhuma na adaptação ao simulador. “Nenhuma dificuldade. Cada etapa era melhor que a outra.”, brinca. “Pra gente é muito bom passar por essa experiência. Quanto mais informação e aprendizado, melhor é pra todos.” pontuou, afirmando que todos os motoristas deverão desempenhar uma melhor condução no Eixo Anhanguera. “Com certeza, o curso foi muito positivo pra que melhoremos nossa direção”, afirma.

Palavra do instrutor

Weber Gomes trabalha como instrutor no Sest Senat há 10 anos. Sempre ministrou palestras e cursos e é a primeira vez que conduz o curso no simulador. Até porque, a Metrobus é a primeira empresa que forma uma turma específica para que seus motoristas pudessem receber este treinamento. Gomes, faz uma avaliação positiva de todo o treinamento.

“Em um primeiro momento, os motoristas estranharam um pouco, por ser uma ferramenta nova. Mas quando notaram que a real função do curso é atentá-los a direção defensiva, simulando situações e riscos, treinando a atenção e percepção, eles começaram a melhorar”, cita. O balanço final do curso na primeira turma é taxativo. “O curso valorizará tanto o profissional, como a empresa e também o Sest Senat como promotora de cursos de aperfeiçoamento.”

A primeira turma foi composta por 11 motoristas, e até o fim do ano, espera-se que todos os condutores do quadro de funcionários da Metrobus, também passem pelo treinamento no simulador de direção, do Sest Senat.

Sede Administrativa: Rua Patriarca, 299 Vila Regina CEP: 74.456-610 - Goiânia–GO

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento