METROBUS - A serviço do cidadão

Procure o que você precisa:
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Destaque Home Notícia
No Dia Mundial da Higienização das Mãos, Terminal Padre Pelágio recebe equipe do HGG em ação educativa
05/05/2017 16h37

“Olhando assim a gente pensa que a mão tá limpa, mas na verdade, tá bem suja. Agora vou ter mais cuidado e redobrar a limpeza das mãos”, se espantou Lazaro Camelo, motorista da Metrobus após ver suas mãos através da Caixa Reveladora de Micro-organismos, disponibilizada pela equipe do Hospital Alberto Rassi - HGG, no Terminal Padre Pelágio, que revelava através de uma caixa de luz negra a quantidade de bactérias nas mãos. A ação promovida pelo HGG nesta sexta-feira (05/05), fez parte do Dia Mundial da Higienização das Mãos e durou até as 12h atraindo vários passageiros do transporte coletivo que passavam pelo Terminal.

Ação educativa assusta quem topou o desafio

A maior importância da ação, segundo a gerente de educação continuada e enfermeira do HGG, Fabrícia Cândida Faria é fazer com que as “pessoas lavem as mãos sempre, antes de fazer as refeições, após o uso do banheiro e utilizarem o ônibus, porque não temos como ver os germes e bactérias a olho nu”. A caixa disponibilizada no Terminal mostrava todas essas sujeiras invisíveis, após aplicação de um gel simulador de bactérias e germes, em quem participava do desafio proposto pelo HGG, deixando os participantes, bem assustados. “As pessoas chocam e se assustam mesmo porque como toda essa sujeira e bichinhos são invisíveis elas acham que não existe nenhum problema em não lavarem as mãos. As pessoas agora podem imaginar como é terem esses bichinhos na mão e se prevenirem mais”, afirma.

Uma higiene bem feita pode, literalmente, prevenir futuras dores de cabeça. “As infecções bacterianas e diarreias são ocasionadas mais por esse hábito de não higienizarem as mãos corretamente. É uma pequena ação que previne várias outras doenças”, concluí ressaltando a importância também do uso diário do álcool em gel.

O controlador de tráfego do Redemob Consórcio, Euclides Alves, achava que estava com as mãos limpas, topou fazer o desafio e se surpreendeu com o que viu. “Pra mim especial, que vejo muita gente ao longo do dia, cumprimento pegando nas mãos é importante estar sempre com a mão lavadinha, até pra não passar nenhuma doença pra ninguém. Achava que tava limpinho, mas ai vi os pontinhos dentro da caixa e assustei. Mas agora que vi como faz, tá tudo limpinho”, brincou.

8 passos para a boa higienização das mãos

1. Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando contato com a pia.

2. Aplicar sabão líquido cobrindo toda a superfície das mãos. Ensaboar as palmas friccionando-as entre si.

3. Esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa.

4. Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interdigitais.

5. Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos em movimento de vai-e-vem e vice-versa.

6. Esfregar o polegar direito da palma da mão esquerda, utilizando-se de movimento circular e vice-versa.

7. Friccionar as polpas digitais e unhas mão esquerda contra a palma da mão direita fechada em concha, fazendo movimento circular e vice-versa.

8. Esfregar o punho esquerdo com o auxílio da palma da mão direita, utilizando movimento circular e vice-versa.

Sede Administrativa: Rua Patriarca, 299 Vila Regina CEP: 74.456-610 - Goiânia–GO

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento