Governo de Goiás

METROBUS - A serviço do cidadão

Procure o que você precisa:
Quinta, 19 de Outubro de 2017
Institucional
Nossa História
30/09/2013 15h14 - Atualizado em 26/09/2016 14h49

A METROBUS 

A METROBUS TRANSPORTE COLETIVO S/A é uma sociedade de economia mista, criada em 1997 em decorrência da cisão que ocorreu na TRANSURB. Passou a ser concessionária dos serviços de transporte coletivo na Capital do estado de Goiás em face da mencionada cisão e a consequente sub-rogação, por ela, da concessão de que a TRANSURB era titular.

Atualmente opera o principal corredor do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, o EIXO-ANHANGUERA, com uma frota patrimonial composta por 134 ônibus, sendo 105 articulados e 29 biarticulados. A empresa é também responsável pela operação, manutenção e conservação das 19 Estações de Embarque/desembarque e 05 terminais de integração instalados ao longo do corredor. (Padre Pelágio, DERGO, Praça A, Praça da Bíblia e Novo Mundo).

A força de trabalho é composta por quase 1000 pessoas (Incluindo a mão de obra vinculada às prestadoras de serviços).

 

Plataforma

O EIXO ANHANGUERA

O Eixo Anhanguera foi implantado na Avenida com o mesmo nome em 1976 como parte de um conjunto de medidas voltadas para a melhoria do transporte coletivo no Aglomerado Urbano de Goiânia. O projeto original foi concebido pelo arquiteto Jaime Lerner A mais importante reforma ocorreu em 1998, quando foram construídas as 19 estações com plataformas de embarque / desembarque elevadas a 93 cm do solo.

No cenário atual do sistema de transporte da Região Metropolitana de Goiânia, o Eixo Anhanguera, com extensão de 13,5 Km, ostenta papel de distinção como principal eixo de estruturação da rede, de interconexão de linhas e distribuição de demanda da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo  - RMTC, por várias razões, dentre as quais se destacam:

- É a linha de maior carregamento do sistema: transporta cerca de 200.000 passageiros em dias úteis, somando os passageiros lindeiros e integrados;

- Estão instaladas 19 estações elevadas de embarque e desembarque de passageiros, localizadas na parte central da via,  atribuindo ao Eixo Anhanguera um modelo de operação próprio e distinto de todas as demais linhas do sistema;

- No Eixo Anhanguera estão implantados 05 terminais de integração de passageiros, onde fazem integração de aproximadamente 80 linhas (35% do total da rede), originadas nas regiões sul, norte, sudoeste, noroeste e oeste da Região Metropolitana de Goiânia;

- Serve a regiões de elevada contração populacional, com destaque para a região central de Goiânia e a municípios vizinhos como Aparecida de Goiânia, Goianira, Trindade e Senador Canedo;

- A linha trafega, dentre outros, pelo centro da capital, bairro de Campinas e setor Universitário, que são três dos maiores polos de atração de viagem de todo o sistema;

- Única linha que dispõe de pista dupla exclusiva, completamente segregada em toda sua extensão, por onde trafegam apenas veículos  articulados e biarticulados – propiciando uma operação expressa de ciclo rápido.

- É a linha com a maior frota operacional do sistema - 90 ônibus – e com maior produtividade, medida pelo IPK: acima de 8 passageiro/km.

- Ocupa o 1.º lugar no número de viagens oferecidas: nos dias úteis,  na hora pico são oferecidas mais de 100 viagens em ciclo aberto.

- Dos 18 municípios que compõe Rede Metropolitana de Transporte Coletivo, 15 deles possuem linhas que integram diretamente nos terminais do Eixo Anhanguera, cujos moradores realizam em média 300.000 viagens/mês, subsidiada pela METROBUS.

   1. Aparecida de Goiânia

   2. Bela Vista de Goiás

   3. Bonfinópolis

   4. Brazabrantes

   5. Goianápolis

   6. Goianira

   7. Guapó

   8. Hidrolândia

   9. Nerópolis

 10. Nova Fátima

 11. Nova Veneza

 12. Santo Antônio de Goiás

 13. Senador Canedo

 14. Teresópolis

 15. Trindade   

   

Nossa Missão

Proporcionar transporte coletivo em qualquer modalidade, com dignidade, rapidez, segurança aos usuários e sustentabilidade à organização. Baseados na responsabilidade, transparência, compromisso, respeito, união e ética. 

Sede Administrativa: Rua Patriarca, 299 Vila Regina CEP: 74.456-610 - Goiânia–GO

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento